Usando a tecnologia com segurança — Parte 1 (Malefícios)

Raquel Barra
7 min readMay 31, 2020

--

O uso da tecnologia tem se tornado cada vez mais comum no dia-a-dia. Para alguns, ela praticamente faz parte do seu corpo. Andar com um Smartphone já é força do hábito, quando: vai para o trabalho, sai com os amigos, está dentro de casa, incluindo no banheiro.

Neste momento que escrevo, estamos passando por um período de pandemia da Covid-19. E, devido a isso, o uso da tecnologia tornou-se mais intensificado. Ela tem sido solução para os que necessitam trabalhar remotamente ou mesmo, para conseguirmos falar com amigos e entes queridos.

https://media.giphy.com/media/WgTMNGK0f4bhI9cG2B/giphy.gif

Porém, como em tudo há dois lados da moeda, com a tecnologia não é diferente. Você possui consciência dos malefícios que o uso da mesma pode causar? Há problemas em passar 2, 4, 6, 8 horas utilizando o celular ou mesmo em frente ao computador? Você percebe a hora passar?

Pois bem, como trabalho com tecnologia, passo muitas horas em frente ao computador. Agora com a pandemia, para poder resolver coisas, falar com os amigos ou mesmo familiares, tenho utilizado mais do que o costume. E, recebi alguns desses malefícios, porém, estou “conseguindo” resolver. Então, decidi compartilhar com vocês.

Para melhor compreensão, vou dividir esse artigo em duas partes: malefícios do uso da tecnologia e como posso me proteger.

1 — Malefícios do uso da tecnologia

Neste artigo, iremos abordar sobre a saúde física e mental. Para facilitar, iremos separar em uso dos Smartphone e de computadores.

https://media.giphy.com/media/JmUeeMrgOYTHikbZTM/giphy.gif

Antes de prosseguir, você sabe o que é luz azul?

A luz está em todos os lugares, no sol, na lua, na lampada, no computador, no Smartphone. Bem, e, ela é composta por diversas cores, que ao serem misturadas criam o branco. O fenômeno do Disco de Newton explica melhor sobre.

https://fisicacoma32.webnode.com.br/disco-de-newton/

Entre as cores, temos a azul, presente em ambientes internos e externos, isto é, tanto ao ar livre, como por exemplo, no sol quanto em ambientes fechados, na luz do escritório.

Em pequenas quantidades, a faixa azul do espectro luminoso pode trazer efeitos benéficos sobre sua saúde geral, ajudando a regular seu ciclo de sono/vigília. Mas exposição demais a esta luz pode causar efeitos contrários.

O uso prolongado de aparelhos eletrônicos pode prejudicar nossa visão porque a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos é tóxica à nossa retina.

1.1 — Smartphone

Eu até brinco que ele é como se fosse nosso fiel escudeiro, pois, se precisamos nos comunicar com alguém, ele pode nos auxiliar. Queremos estudar, ele nos ajuda com pesquisas. Queremos algo para nos entreter, ele possui assuntos de acordo com o gosto do usuário.

Quando usado corretamente, ele é um grande amigo. Porém, o mal uso, trás alguns malefícios.
Segue abaixo a listagem de alguns deles:

  • Tensão ocular
  • Olhos secos ou irritados
  • Dores de cabeça
  • Dor no pescoço / ombro
  • Dores nas mãos/ punhos
  • Ansiedade
  • Dificuldade em dormir
  • Irritabilidade
  • Vista cansada

É impressionante, porque nem imaginamos isso. E, muito disso é devido a luz azul que é transmitida pelo Smartphone. E, neste artigo, iremos explicar o porque de causar esses problemas.

  • Tensão ocular/Dores de cabeça

A luz azul produzida pelo Smartphone ao ser exposta durante muito tempo é prejudicial à saúde. Pois, causa fadiga ocular. Outro causador da fadiga é a iluminação do ambiente em que está, além da iluminação e tamanho da fonte para leitura no celular. São os principais motivos para a dor de cabeça e tensão ocular. Pois, nestas situações, os olhos estão sendo forçados para a compreensão da informação transmitida pelo Smartphone.

  • Olhos secos/ Vista cansada

A utilização excessiva possui o risco de desenvolver a síndrome do olho seco. Ou seja, a produção de lágrimas é menor que o habitual, é maior entre aquelas que passam até 3,2 horas por dia em frente às telas. Com a vista focada nos aparelhos eletrônicos, o número de piscadas diminui e, por tabela, há um prejuízo na secreção da lágrima que lubrifica a superfície ocular. problemas vão desde coceira e vermelhidão até vista cansada e miopia.

  • Dor no pescoço/ Dor no ombro

Ao utilizarmos o celular, acabamos não percebendo como o utilizamos. Por vezes, estamos segurando o celular em uma posição abaixo da altura do olho, às vezes na altura da barriga. Então, para visualizarmos, inclinamos nosso pescoço para baixo, e, por consequência nosso ombro acompanha. Quem fica tempo demais nessa posição sobrecarrega a coluna e tem dor tanto no ombro quanto no pescoço por fadiga muscular.

  • Dificuldade em dormir

Levar o celular para cama tem se tornado um hábito normal. O problema do celular, e de outras telas, está na emissão da luz azul (comentada anteriormente). Em Israel, houve um experimento da Universidade de Haifa, que comprovou que ela inibe a produção de melatonina.
Melatonina é o hormônio que prepara o corpo para dormir e se reparar. Como afirmou a neurologista Aline: “A luz azul estimula o cérebro a se manter em alerta. Isso aumenta a temperatura corporal e dificulta o início do sono. E, quando a pessoa adormece, o sono se torna mais superficial”.

  • Dores nas mãos/ punhos

Já ouviu falar em uma doença chamada WhatsAppite? Parece ironia, mas, realmente existe. Na Espanha houve o caso de uma mulher de 32 anos, no Hospital de Granada, que após usar o aplicativo de bate-papo por seis horas consecutivas, infelizmente, como a sentir as dores da doença. O quadro chegou a ser descrito numa publicação científica.
Utilizar o celular durante horas digitando mensagens pode causar inflamação na musculatura e nos tendões das mãos. O polegar é particularmente mais atingido. O qual pode agravar ainda mais, pois pode culminar em LER, lesão por esforço repetitivo, e na síndrome do túnel do carpo, ligada à compressão de nervos.

  • Ansiedade/ Irritabilidade

É triste, mas, há diversas causas incluindo o celular que podem gerar ansiedade. Mas, tem uma relacionada ao aparelho em si. Já ouviu falar em “nomofobia”? É uma expressão de origem inglesa que significa medo de ficar sem celular. No Brasil, de acordo com cálculos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma em cada três pessoas tem manifestações do transtorno. Mas, não está relacionado somente ao tempo de uso, podemos incluir, mas o principal fator está no apego do usuário ao aparelho. E essa dependência é capaz de deixá-lo estressado e infeliz. Conforme o psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu, da Universidade de São Paulo, explica: “As reações vão desde ansiedade, quando o indivíduo sente a necessidade de estar a par de tudo, até depressão, quando ele constata que é o único de sua timeline que não viaja a lugares deslumbrantes”.

1.2 — Computador

Podemos dizer que os malefícios do celular são tão parecidos quanto os do computador. Porém, muitos o usam para trabalhar. E, a luz azul não está somente no aparelho, mas, também em lâmpadas. Pois, bem, atacam bastante a visão. Eu fui uma dessas pessoas, na época não sabia que estava com um leve grau de miopia com astigmatismo, sentia fortes dores de cabeça, no nível de deixar o brilho do notebook super baixo para poder conseguir enxergar. O uso de óculos me ajudou, mas, isso é mais para frente.

Seguem abaixo alguns dos sintomas do uso excessivo de computador:

  • Vista cansada, olhos secos ou vermelhos, irritação ocular, visão dupla e perda de foco;
  • Catarata;
  • Presbiopia;
  • Perda de visão gradativa.
  • Tendinite
  • Dor nas costas

Os principais motivos para a causa, são basicamente os mesmos do Smartphone. Mas, vale ressaltar, que a tela do notebook/ computador é bem maior. O ambiente, locais que estamos sentados, o tempo e modo de uso são diferentes, por isso, podem agravar.

Vale ressaltar que a tecnologia veio para nos ajudar, nos auxiliar, e, boas práticas ajudam em nosso dia-a-dia e, em como utilizá-la.

Não deixem de ler a segunda parte!

Nesse artigo apresentamos os malefícios, no próximo artigo, será informado como podemos nos prevenir. E, poder usar sem tantas preocupações.

https://media.giphy.com/media/3ohs7QiGRC9GciA0es/giphy.gif

Espero que tenham gostado e estar ajudando :)

PARA ACESSAR A PARTE 2: CLIQUE AQUI!

Referências:

--

--

Raquel Barra

Aquela da TI, que é programadora, ama pizza e o mundo é pequeno para o tanto de coisas que ela quer fazer… Enfim, essa barra não precisa segurar.